Você esta aqui: Home > Noticias

Confira

Natal de luzes da Prefeitura prepara cidade para fim de ano mais próspero dos últimos anos

O vai-vem de pessoas nas calçadas do Centro de Pouso Alegre e as dezenas de sacolas dependuradas em mãos e braços não deixam dúvidas: a cidade está diante de um dos seus mais prósperos natais. E para garantir que o clima natalino leve esperança aos pousoalegrenses e proporcione o melhor ambiente para as milhares de pessoas que vão às compras no comércio local, a Prefeitura investiu pesado nos projeto de enfeites que deu forma ao “Natal de Luzes”. Com um investimento de R$ 350 mil e a parceria bem-sucedida com a Associação do Mercado Municipal (Acomceppa), a Prefeitura encheu de luzes e belos enfeites as principais avenidas do centro e a da entrada do município.

O lançamento do Natal de Luzes ocorreu no último sábado (10). Além de contemplarem os enfeites reluzentes que tomam a Avenida Dr. Lisboa e contornam a Praça Senador José Bento, os pousoalegrenses compareceram em massa para ouvir boa música com as Meninas Cantoras de Petrópolis. O coral se apresentou nas escadaria da Catedral Metropolitana da cidade para um público emocionado. Estava instalado assim o ambiente natalino.

Importância

Os comerciantes de Pouso Alegre já começam a contabilizar os primeiros ganhos da prosperidade vivida pelo município e da excelente organização que levou para as ruas centrais da cidade um autêntico ambiente natalino. De acordo com a Associação do Comércio e da Indústria (Acipa), nos 14 primeiros dias de dezembro, as vendas no comércio local já registram um crescimento de 10% na comparação com igual período de 2010.

“Quando você enfeita a cidade, você cria um clima natalino, que desperta nas pessoas a vontade de dar presentes, de consumir”, avalia o presidente da Acipa Sílvio dos Reis. Ele lembra ainda do enorme fluxo de turistas que são atraídos pela iluminação. “As pessoas vêm para Pouso Alegre atraídas pelos enfeites, consomem em nossos restaurantes, compram em nossas lojas. Tudo isso gera riqueza financeira sim, mas também se reverte em ganho social, como mais renda e emprego para os pousoalegrenses”, conclui Silvio, para quem a decoração natalina de 2011 pode ser considerada “diferenciada”, não apenas por sua beleza, mas por ter se sedimentado por vários pontos da cidade, além da região central.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico Renato Torres, os enfeites ajudam a compor um ambiente aconchegante, que incentiva as pessoas a deixarem suas casas para passear pelas ruas cidade. “Todo esse movimento, claro, vai refletir nas vendas do comércio e prestação de serviços. A economia tende a ficar ainda mais aquecida, como tradicionalmente ocorre no final do ano”, explica.

A valorização da cultura natalina por si só torna importantíssima a composição de um ambiente iluminado e repleto de enfeites. E o secretário de Cultura e Turismo Rafael Huhn lembra, também, que os enfeites natalinos são um dos fatores que ajudam atrair milhares de turistas de toda a região para a cidade. “Os enfeites de Natal promovem a convergência destes três fatores, que tornam necessária uma bela composição natalina: o fator cultural, econômico e turístico”, considera.

Para o prefeito Agnaldo Perugini, o “Natal de Luzes” tem três missões importantes: levar a paz e a harmonia do espírito natalino à população, funcionar como mais um incentivo ao comércio local e elevar a auto-estima dos pousoalegrenses. E completa que a parceria com a Acomceppa foi de fundamental importância para a realização do evento. "O trabalho da associação do Mercado Municipal abrilhantou a parceria e temos agora o resultado que é esta linda decoração".