Você esta aqui: Home > Noticias

Investimentos

XCMG prepara-se para início das obras de sua fábrica em Pouso Alegre

A prefeitura já adquiriu os 225 mil m² para doar à empresa conforme acordado no protocolo de intenções firmado com a empresa. As obras da gigante chinesa de máquinas pesadas começam em setembro

A Prefeitura de Pouso Alegre e os executivos da gigante chinesa de máquinas pesadas XCMG (Xuzhou Construction Machinery Group) concluem os últimos acertos para o início das obras da fábrica que a empresa vai instalar na cidade. Em julho, a Prefeitura efetivou a compra do terreno de 225 mil m² que será doado ao empreendimento, conforme acordado no protocolo de intenções firmado com os chineses. O terreno, que deve ser doado à empresa em setembro, é parte dos 806 mil metros quadrados que compõem o total da área da nova planta, que fica localizada no KM 799 da Rodovia Fernão Dias.

O cronograma para a instalação da primeira fábrica da XCMG fora da China sofreu uma ligeira alteração e as obras, que se iniciariam em julho, começam em setembro. Ainda assim, o processo de implantação da empresa corre normalmente. “O pequeno atraso para início das obras se deu principalmente por conta de questões burocráticas. Mas já estávamos preparados para imprevistos como esse. Estamos trabalhando junto com a empresa para que cronograma seja cumprido dentro do previsto”, assegura o secretário de Desenvolvimento Econômico Renato Torres.

Como parte dos incentivos dados pela Prefeitura à empresa chinesa, a compra de um lote de pouco mais de 7 mil m², de propriedade da Petrobrás, deve ser concluída no início do próximo mês em um leilão. A Câmara aprovou nesta semana o projeto de lei que autoriza a prefeitura a adquirir o terreno no leilão que acontece em 06 de setembro. Afora os últimos ajustes, a implantação da empresa já é fato consumado e independe do resultado do leilão.

A empresa que já é a sétima maior do mundo na fabricação de máquinas pesadas para a construção civil, desembarca em Pouso Alegre com o objetivo de assumir a 3° posição. Para isso, vai investir R$ 334 milhões na construção da planta que irá ocupar um terreno de 806 mil metros quadrados às margens da Rodovia Fernão Dias, na BR-381; e deve gerar algo em torno de mil empregos diretos e 4  mil indiretos.

Início das atividades
A fábrica da XCMG em Pouso Alegre deve começar a produzir já no 1° semestre de 2012. Ano em que já se prevê um faturamento de R$ 600 milhões. Em 2013, o montante deve atingir R$ 800 milhões e R$ 1 bilhão em 2014. A partir de Pouso Alegre, a companhia chinesa deve penetrar os mercados da África, América do Norte e América Latina.