Você esta aqui: Home > Noticias

Fazenda da Esperança

Com apoio de Perugini, Fazenda da Esperança começa a funcionar em Pouso Alegre

Depois de meses de preparação, começou a funcionar oficialmente neste sábado (30), em Pouso Alegre,a Fazenda da Esperança, a comunidade terapêutica para recuperação de dependentes químicos comandada por missionários e religiosos. A propriedade que pertenceu ao narcotraficante colombiano Juan Carlos Abadia foi adquirida pela Associação Emaús no início deste ano por R$ 640 mil. Parte deste montante, R$ 350 mil, foi doada pela Prefeitura de Pouso Alegre.

Uma missa solene realizada na manhã do último sábado marcou o início das atividades da Fazenda que passa a ser a 75ª unidade do projeto que mantém comunidades terapêuticas no Brasil e em outros 10 países.

A celebração contou com a presença do prefeito Agnaldo Perugini, do arcebispo Dom Ricardo, do padre Mário Borgh, do coordenador da Fazenda Esperança em Pouso Alegre, Luciano Silva e do presidente da Câmara Municipal Moacir Franco. Presença mais solene no evento, o fundador do projeto Esperança, o frade franciscano Hans Stapel parabenizou a cidade por ser sede da mais nova unidade do projeto e lembrou que as coisas não acontecem por acaso. “Este local estava destinado a ser um lugar de paz!”.

Em sua fala, Perugini ressaltou a importância da decisão tomada pela administração para instalação do projeto Esperança em Pouso Alegre, mas lembrou que cabe à sociedade garantir um futuro diferente para os dependentes químicos. “A decisão do governante é importantíssima, tomamos a decisão de instalar a Fazenda aqui e aqui ela está. Mas o verdadeiro poder para as mudanças vem do povo. E é disso que precisamos para mudar esta triste realidade das drogas, precisamos de união”, disse.

A missa foi seguida de um almoço que contou com a participação de cerca de 600 pessoas. Confirmando a importância da instalação da Fazenda da Esperança em Pouso Alegre, o evento foi acompanhado de perto pela imprensa regional.

O projeto
A coordenação do projeto envolve além de 30 missionários da Fazenda Esperança, a Associação Emaús, presidida pelo padre Mário Borghi. Na primeira fase do projeto, que começa atender em Pouso Alegre a partir da próxima semana. Nos últimos dias, a equipe de missionários da Fazenda Esperança, liderada por Luciano, divulgou o projeto em escolas e instituições da cidade. Os missionários acreditam que a Fazenda chegue a abrigar até 150 pacientes nos próximos meses.

Simbolismo
Com um terreno de 20 mil hectares, a fazenda está localizada no Servo, zona rural da cidade. Além do projeto social, um detalhe curioso chama atenção no local onde ela será instalada. Na área que pertenceu ao narcotraficante colombiano Juan Carlos Ramirez Abadia, preso pela Interpol em 2007.