Você esta aqui: Home > Noticias

Assinatura de implantação da XCMG

Perugini garante maior investimento da história em Pouso Alegre: megaempresa vai gerar 5 mil empregos

O prefeito Agnaldo Perugini assinou com chineses em Pouso Alegre o documento para instalação da gigante de máquinas pesadas XCMG. Com R$ 334 milhões em investimento, vinda da empresa marca nova era da economia na cidade e região

O prefeito Agnaldo Perugini assinou no início da tarde desta terça-feira (17), no Hotel Marques Plaza, o protocolo para instalação da megaempresa chinesa de máquinas pesadas XCMG (Xuzhou Construction Machinery Group).

O documento que oficializa o maior investimento da China no Brasil foi assinado em conjunto com o presidente da montadora Wang Min e com o prefeito de Xouzhou, cidade sede da companhia, Zhang Jinghua. Outro protocolo assinado pelas autoridades formalizaram Pouso Alegre e Xouzhou como “cidades irmãs”. Ato que permitirá que os municípios elevem o intercâmbio econômico à tecnologia, conhecimento e cultura.

A empresa que já é a sétima maior do mundo em seu ramo de atuação, desembarca em Pouso Alegre com o objetivo de assumir a 3° posição. Para isso, vai investir R$ 334 milhões na construção da planta que irá ocupar um terreno de 806 mil metros quadrados às margens da Rodovia Fernão Dias, na BR-381; e deve gerar algo em torno de 5 mil empregos em Pouso Alegre, mil deles diretos.

Mídia destaca investimento recorde

A notícia repercutiu em todo o país e ganhou as páginas dos principais jornais e sites, atingindo desde a mídia especializada até a grande imprensa. Jornais como o Estado de São Paulo, Estado de Minas e Valor Econômico destacaram o megainvestimento. Em seus sites, o Diário do Comércio e a revista Exame também registraram a importância da vinda da empresa, cujo alto valor agregado acrescenta maior dinamismo à economia do país. As filiadas da Rede Globo e do SBT, a EPTV Sul de Minas e a TV Alterosa, também inseriram a notícia com destaque em seus telejornais, chamando atenção para a elevada geração de empregos que empreendimento propiciará.

No Planalto

A vinda da empresa também reverberou com impacto no Palácio do Planalto. Reunido em Brasília com o ministro do Comércio Chinês Chen Deming na última segunda-feira (17), o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Fernando Pimentel reforçou a importância dos investimentos em Pouso Alegre e recebeu como resposta do ministro da China a confirmação do interesse chinês de aprofundar cada vez mais as relações econômicas com o Brasil.

O trabalho da administração

Considerado um dos secretários com perfil mais técnico do governo, Renato Torres, chefe da pasta de Desenvolvimento Econômico deu o tom do trabalho empreendido pelo governo para garantir a vinda da gigante chinesa. Juntos, Agnaldo Perugini e Renato Torres comandaram com competência e jogo de cintura as negociações que se estenderam por mais de um ano. As dificuldades do período, no entanto, foram vencidas pela determinação da equipe que, obstinada, venceu a disputa que envolvia outras dezenas de cidades por todo o Brasil.

Na avaliação do secretário, dono de uma vasta experiência na iniciativa privada, Pouso Alegre entra em uma nova etapa de desenvolvimento econômico. O que será reproduzido no aumento da renda, empregos e tecnologia. A ampliação do parque industrial de Pouso Alegre impactará diretamente na vida dos pousoalegrenses.

Para o prefeito Agnaldo Perugini, a importância do empreendimento se revela principalmente pelos ganhos sociais que trará para a cidade. “A geração de empregos, o aumento da renda do pousoalegrense e finalmente a melhoria da qualidade de vida do nosso povo, esse é o marco histórico que ora comemoramos”, ressaltou.

Intercâmbio entre os povos

Perugini também reforçou durante a cerimônia de assinatura dos protocolos o perfil atípico do investimento chinês, lembrando que além de ser um investimento financeiro, a vinda da empresa representa a união de dois povos em torno de um ideal comum, tornar a cidade de Pouso Alegre e Xouzhou lugares melhores para seus habitantes. “Fiz questão de trazer meus filhos a este evento, porque eles representam o futuro, um futuro que hoje projetamos mais próspero”, completou.

Representando a presidenta Dilma Roussef, o vice-líder do governo na Câmara Federal, Odair Cunha, ressaltou que o investimento feito pela XCMG em Pouso Alegre representa um marco nas relações econômicas entre Brasil e China. “Não queremos mais apenas exportar produtos primários para China, desejamos elevar nossas relações para um patamar em que ambos os países se beneficiem de maneira ainda mais satisfatória”.

“Peço humildemente que considerem a XCMG como uma empresa de vocês, não uma empresa chinesa, mas uma empresa de Pouso Alegre”, sugeriu o presidente da empresa Wang Min aos presentes. O executivo afirmou que a montadora vem para o Brasil não como predadora, mas para “respeitar as leis e seus costumes”.

A tradição e a grandeza de Xouzhou, cidade chinesa de mais de 10 milhões de habitantes, foi exaltada pelo prefeito Zhang Jinghua. Cidade que abriga cerca de 1.600 grandes empresas, Xouzhou foi fundada há mais de cinco mil anos e é hoje uma das cidades que atraem os maiores investimentos do governo chinês.

Início das atividades

As obras para construção da empresa começam em julho. As atividades terão início já no 1° semestre de 2012. Ano em que já se prevê um faturamento de R$ 600 milhões. Em 2013, o montante deve atingir R$ 800 milhões e R$ 1 bilhão em 2014. A partir de Pouso Alegre, a companhia chinesa deve penetrar os mercados da África, América do Norte e América Latina.

2014-08-29 09:08:56